quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Qui-legal

O que são quilates? 
 
 
O ouro puro não costuma ser usado em jóias justamente porque é muito maleável e se deforma com facilidade. Geralmente o que se faz é misturá-la com cobre e/ou prata, a fim de obter um material menos sujeito a deformação.
A escala de quilates é aplicada a peças de ouro para indicar o teor desse metal nelas presente.
 
O chamado “ouro 24 quilates” é o ouro puro, ou seja, em cada 24 gramas do material, 24 gramas de ouro. Por sua vez, a expressão “ouro 18 quilates” significa que, em cada 24 gramas do material, 18 gramas são de ouro, e o restante é cobre e/ou prata. Fica claro, portanto, que uma peça de ouro não pode ter um valor de quilates superior a 24.
 
Jóias feitas, por exemplo, com ouro 12 quilates – ou seja, que contém, portanto, apenas 12 gramas desse metal em cada 24 gramas de massa – apresentam alto teor de cobre. São, por esse motivo, mais avermelhadas e se oxidam* com mais facilidade do que o ouro 18 quilates. Trata-se do chamado “ouro baixo, ou seja, que apresenta baixo teor de ouro na peça.
 
Embora a palavra quilate seja também usada para pedras preciosas, como diamante e rubis, o significado não é o mesmo. Nesse caso, trata-se de uma medida da massa da pedra preciosa, sendo que o 1 quilate corresponde a 200 miligramas. Assim, por exemplo, a expressão “diamante de 2 quilates” significa que ele possui massa de 400 miligramas.
* O ouro é um metal muito nobre, ou seja, pouco reativo. Por isso ele não reage com a acidez do suor e pode, portanto, ser usado em jóias.

 
 Texto extraído de "INFORME-SE SOBRE A QUÍMICA"
Química: na abordagem do cotidiano, volume único/Francisco de Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. - 3.ed.- São Paulo: Moderna 2007.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário