quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Qui-Beleza

Produtos de higiene 
O que é o sabonete?
O sabonete é fabricado por meio da mesma reação química que produz o sabão (saponificação de triacilgliceróis), porém com alguns cuidados adicionais. Primeiramente, evita-se a presença de impurezas de odor desagradável, mais freqüentes no sabão em barra, e adiciona-se uma essência escolhida para perfumar adequadamente o produto.
No sabonete, costuma-se deixar a glicerina produzida junto com o sabão, uma vez que ela atua como umectante e evita a sensação desagradável de ressecamento da pele que sentimos após usar um sabão comum. Os chamados sabonetes glicerinados contêm ainda mais glicerina que os normais.
Outro recurso que os fabricantes empregam para deixar o sabonete mais agradável ao toque consiste na escolha adequada da matéria-prima (triacilglicerol). Sabe-se que quanto mais curta for a cadeia carbônica do sabão e quanto maior o número de ligações duplas, mais solúvel e, consequentemente, mais agradável será o sabonete.
Os sabonetes transparentes são obtidos fazendo-se uma mistura, em proporções adequadas, de sabão, glicerina e etanol.

 O que é xampu?
 O xampu foi criado na Alemanha o final do século XIX. Consiste basicamente em uma solução aquosa de detergente, visando à limpeza dos fios de cabelo.
 Alguns contêm também outros ingredientes capazes de recobrir os fios e protegê-los do ressecamento.


 O que é o condicionador para cabelos?
 Após lavar a cabeça, nosso cabelo geralmente fica espetado e áspero. Isso se deve, entre outros fatores, à repulsão entre uma pequena quantidade de cargas elétricas que permanecem no cabelo após a lavagem, provenientes do xampu.
 Os cremes condicionadores contêm substâncias que vão justamente neutralizar essas cargas elétricas, fazendo o cabelo ficar mais macio. Tais substâncias são, geralmente, tensoativos catiônicos e ceras naturais ou artificiais.
 O princípio de funcionamento dos amaciantes e roupa é o mesmo dos condicionadores de cabelo. Após a lavagem da roupa, as fibras têxteis (por exemplo, de algodão) ficam ásperas em conseqüência da ação do tensoativo aniônico presente no sabão em pó. O amaciante de roupas consiste em um tensoativo catiônico ou não-iônico capaz de minimizar tal efeito.
 O que á pasta de dente?
As pastas de dente são formados fundamentalmente por dois ingredientes: um detergente e um abrasivo.
O detergente tem por tarefa eliminar as partículas de sujeira, principalmente aquelas de natureza apolar, que não sairiam só uma água. Um abrasivo é uma substância sólida na forma de pó muito fino que, ao ser esfregada sobre uma superfície, é capaz de remover sujeiras incrustadas nela. O papel do abrasivo presente nas pastas de dente é eliminar, na hora da escovação, os restos de comida que possam estar mais firmemente aderidos aos dentes.
Como essa mistura de detergente e abrasivo não é muito atraente aos olhos do consumidor, os fabricantes lançam mão de flavorizantes (menta, anis etc.), adoçantes artificiais, espessantes e corantes para dar ao produto aspecto, sabor e odor agradáveis ao usuário.
 Finalmente, alguns cremes dentais contêm flúor. Não se trata da substância simples F2, e assim de compostos contendo o elemento flúor, por exemplo, na forma de fluoreto, F-. Íons fluoreto são capazes de substituir as hidróxi-apatia (do esmalte do dente), formando a flúor-apatia, Ca5(PO4)3F, mais resistente à corrosão por ácidos.
Extraído:
Química na abordagem do cotidiano. Tito e Canto. Volume único. Editora Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário